quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Balanço Energético II

Mas o eixo está inclinado 23.5 graus – consequentemente, durante uma parte da órbita ao redor do Sol, o Pólo Norte estará inclinado 23.5 em direção ao Sol e terá a luz solar 24 horas por dia. Por que isso é importante?
A quantidade de radiação solar em latitudes polares varia enormemente durante o ano. Durante o verão, as regiões polares recebem muito mais energia do que os trópicos, enquanto que no inverno praticamente não recebem nada. Enquanto isso, os trópicos recebem constantemente a radiação solar no decorrer do ano (com pequenas variações sazonais).
Como resultado, em um inverno hemisférico, a diferença da radiação solar entre o equador e o pólo é muito grande – uma situação perfeita para dar início à circulação atmosférica.
Essa diferença de energia conduz à formação de um sistema de tormentas de médias latitudes quando o calor se move das zonas fontes do equador para as zonas de déficits das regiões polares.
Em contraste, o verão tem aquecimento similar no equador e nos pólos, por isso as tormentas das latitudes médias perdem sua fonte de energia. As tempestades de verão tendem a ser pequenas e de escala local.
O aquecimento da Terra e de sua atmosfera produz um padrão de circulação atmosférica, e até mesmo as estações. A diferença de aquecimento solar entre o dia e a noite também produz um intenso ciclo diário de temperaturas superficiais.
Por que a Terra não é mais quente?
Dualidade dos fluxos de radiação – Ao mesmo tempo em que a energia solar aquece o planeta (a luz que se vê), outra radiação está sendo emitida em ondas longa, chamada radiação infravermelha termal (radiação que não se vê).

A energia não permanece no ambiente terrestre permanentemente, senão a Terra se aqueceria indefinidamente. As rochas, o ar e os mares aquecidos emitem radiação termal.
Muita dessa radiação termal, que se encontra principalmente na forma de energia de onda longa (infravermelho), viaja diretamente para o espaço, permitindo que a Terra se esfrie.
Tal radiação é invisível aos olhos humanos, mas nossas mãos podem sentir a radiação por meio do fogo ou de um motor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário