domingo, 25 de abril de 2010

O velho Malthus e os neomathusianos


Thomas Robert Malthus, filho de uma elite européia proprietária de terras, tornou-se um dos mais conhecidos estudiosos de população de sua época. Para ele, a populações humanas cresciam em progressão geométrica e, no entanto, com o passar do tempo, faltaria alimento. Como solução para o problema, Malthus propôs que dever-se-ia restringir esse crescimento, pois os meios de subsistência poderiam crescer somente em progressão aritmética. Segundo ele, esse crescimento populacional deve ser limitado através de todas as restrições ao nascimento e pelo aumento da mortalidade. Logo, para Malthus, o excesso populacional era a causa de todos os males da sociedade e, portanto, os pobres são os responsáveis pela pobreza e a miséria.
Esse pensamento excludente não pode ser desconsiderado, levando em conta que sua época de estudo (1650-1850), entretanto é inaceitável que na atualidade tenhamos teorias que ainda acreditem que o agente produtor da miséria seja os pobres e que a solução estão no controle de natalidade. Foi o que ocorreu esse ano (2009), quando o Fundo Populacional da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou que o controle de natalidade ajudaria a frear o aquecimento global. "Com o crescimento da população mundial, da economia e do consumo, além da capacidade da Terra de adaptar-se, as mudanças climáticas poderão se tornar mais extremas e catastróficas", diz o relatório divulgado pelo Fundo Populacional. Medidas como distribuição de preservativos e mais aconselhamento sobre o planejamento familiar ajudaria a diminuir as taxas de nascimento, e conseqüentemente frearia o aquecimento.
É interessante ressaltar que, os pobres não são agente causador da pobreza, e sim uma conseqüência dela. Em nenhum momento o Fundo Populacional propôs uma melhor distribuição de renda para ajudar a controlar o aquecimento (e junto com isso a pobreza). Outro aspecto relevante é que não há provas empíricas de que o controle de natalidade conterá as mudanças climáticas, logo isso é apenas uma aposta, e mesmo assim já foi colocada em um pronunciamento oficial do órgão.

Um comentário: