sábado, 15 de agosto de 2009

Balanço Energético - I

#O aquecimento global começa com o Sol. Exceto pelas flutuações relativamente pequenas, devido às atividades solares, a quantidade de radiação do Sol que alcança a Terra tem sido constante ano a ano e século a século.
#Se alguém pudesse viajar para as camadas mais externas da atmosfera e mantivesse uma superfície plana perpendicularmente aos raios solares por muitos anos e durante as horas do dia, seria descoberto que cerca de 1.368 Watts/m-2 são recebidos na alta atmosfera.
#Nem toda a energia é absorvida pela Terra. Cerca de 30% do total da energia solar que atingem são refletidos de volta ao espaço pelas nuvens, aerossóis atmosféricos, superfícies refletoras e até mesmo as ondas no oceano.
#Os 70% restante são absorvidos pela terra, ar e oceanos. A radiação absorvida é principalmente na forma de radiação ultravioleta, radiação visível, e radiação infravermelho-próximo.
#Absorção da energia solar aquece a superfície do planeta e a atmosfera e faz da vida na Terra possível.
#A maior parte da energia solar é depositada nas regiões tropicais. Isso é porque a inclinação do eixo rotacional da Terra é quase perpendicular ao plano da eclíptica.
#As latitudes polares recebem em média menos energia do que a região do equador.
#Se a inclinação do eixo terrestre fosse exatamente perpendicular ao plano da órbita ao redor do Sol, não haveria as diferentes estações do ano.
#O clima em Janeiro seria o mesmo de Abril ou de Julho por toda a Terra.

http://earthobservatory.nasa.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário