quinta-feira, 16 de julho de 2009

A Agricultura Itinerante de Subsistência e a Roça:


Sistemas agrícolas largamente ampliados em regiões onde a agricultura é descapitalizada. A produção é obtida em pequenas e ´medias propriedades ou parcelas de grandes latifúndios (nesse caso parte da produção é entrega ao proprietário como forma de pagamento pelo aluguel da terra), com a utilização de mão-de-obra familiar e técnicas tradicionais e rudimentares. Por falta de assistência técnica e de recursos, não há preocupação com a conservação do solo, as sementes utilizadas são de qualidade inferior, não se inverte em fertilizantes e, por tanto, a rentabilidade, a produção e a produtividade são baixas. Após alguns anos de cultivo, há uma diminuição da fertilidade natural do solo, geralmente exposto à erosão. Ao perceber que o rendimento da terra está diminuindo, a família desmata uma áreas próxima e pratica a queimada para acelerar o plantio, dando início à degradação acelerada de um nova área, que também será brevemente abandonada. Daí o nome agricultura itinerante.
Em regiões miseráveis do planeta, a agricultura de subsistência está voltada às necessidades imediatas de consumo alimentar dos próprios agricultores. A produção destina-se à subsistência da família do agricultor, que se alimenta praticamente apenas daquilo que planta. Tal realidade ainda existe em boa parte dos países africanos, em regiões do Sul e Sudeste Asiático e a América Latina, mas o que prevalece hoje é uma agricultura de subsistência voltada ao comércio urbano.
O Agricultor e sua Família cultivam algum produto que será vendido na cidade mais próxima, mas o dinheiro que recebem é suficiente apenas para garantir a subsistência deles. Não há excedente de capital que lhes permita buscar melhorias nas técnicas de cultivo e aumento do produtividade.
Esse tipo de agricultura é comum em áreas distantes de grandes centros urbanos, onde a terra é mais barata, em função das grandes dificuldades de comercialização da produção. Nesse sistema, predominam as pequenas propriedades, cultivadas em parceria. Existem também os posseiros, agricultores que simplesmente ocupam terras devolutas.

RESUMINDO:
*Descapitalizada;
*Pequena/média propriedade;
*Mão-de-obra familiar;
*Normalmente pratica queimada;
*Técnicas rudimentares;
*Baixa produtividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário