quarta-feira, 29 de julho de 2009

A Plantation


Grande propriedade monocultora, com produção de gêneros tropicais, voltada para a exportação. Forma exploratória típica de países subdesenvolvidos, a plantation foi um sistema agrícola amplamente utilizado durante a colonização européia na América. Nesse período de expansão do capitalismo mercantilista, utilizava-se, em larga escala, a mão-de-obra escrava. Expandiu-se posteriormente para África e sul e Sudeste da Ásia.
Atualmente, esse sistema persiste em várias regiões do mundo subdesenvolvido (Brasil, Colômbia, América Central, Gana, Costa do Marfim, Índia, etc.), utilizando além de mão-de-obra assalariada, trabalho semi-escravo, que não envolve pagamento de salário. Trabalha-se em troca de moradia e alimentação. No Brasil, encontramos plantations em vastas porções do território, com destaca para as áreas que cultivam café e cana-de-açúcar, dois dos nossos principais produtos agrícolas de exportação.
Ao lado das plantations sempre se instalam pequenas e médias propriedades policulturas, cuja produção alimentar abastece os centros urbanos próximos.

RESUMINDO:
*Grande propriedade (latifúndio);
*Produção voltada para o mercado externo (exportação);
*Forma de exploração típica de países subdesenvolvidos;
*Mão-de-obra assalariada, semi-escrava ou escrava;
*Monocultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário