terça-feira, 14 de julho de 2009

Carvão Mineral


O carvão mineral, também conhecido como carvão de pedra e hulha, é uma substância sólida, de origem orgânica, resultante da transformação de restos vegetais soterrados há cerca de 350 milhões de anos.
Os estágios ou tipos de carvão mineral deacordo com o teor calorífico são:
Turfa: é a primeira fase, refere-se a deposição e putrefação dos restos vegetais em ambientes de várseas ou pântanos. Apresenta baixo teor calorífico.
Linhito: É o segundo estágio, trata-se de material escuro que ainda apresenta elevado percentual de água e baixo percentual de carbono.
Hulha: É a terceira etapa, ou carvão pro­priamente dito. É sólido. Tem cor negra e pode ser transformado em coque (carvão metalúrgico)
Antracito: É o último estágio, apresenta elevado teor de carbono (90 a 96%), cor negra., brilho vitreo e elevada dureza. É muito utilizado para o aquecimento doméstico.
As usinas termelétricas, as indústrias e os altos-fornos siderúrgicos estão entre os consumidores de carvão mineral.
Nosso país possui poucas jazidas carboníferas e de teor calorífero mais baixo do que o carvão do hemisfério norte. As jazidas de carvão são encontradas nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. As maiores reservas estão no Rio Grande do Sul, mas a maior produçã o é a do Estado de Santa Catarina.

Um comentário:

  1. Obrigada! Com esse texto, você me ajudou na minha pesquisa de Geografia :)

    ResponderExcluir