domingo, 19 de julho de 2009

Agricultura de Jardinagem


Essa expressão se originou nos Sul e Sudeste da Ásia, onde há uma enorme produção de arroz em planícies inundáveis, com a utilização intensiva de mão-de-obra.
Tal como a agricultura de subsistência, esse sistema é praticado em pequenas e médias propriedades cultivadas pelo dona da terra e seus familiares ou em parcelas de grandes propriedades. A diferença é que nelas se obtém alta produtividade, através do selecionamento de sementes, da utilização de fertilizantes, da aplicação de avanços biotecnológicos e de técnicas de preservação do solo que permitem a fixação da família na propriedade por tempo indeterminado, Não há necessidade de ela se deslocar para outra área. Em países como as Filipinas, a Tailândia, a Indonésia, etc., devido à elevada densidade demográfica, as famílias contam com áreas muitas vezes inferiores um hectare e as condições de vida são bastante precárias.
Em países que realizaram reforma agrária – Japão e Taiwan – e ao redor dos grandes centros urbanos de áreas tropicais, após a comercialização da produção e a realização de investimentos para a nova safra, há um excedente de capital que permite melhorar, a cada ano, as condições de trabalho e a qualidade de vida da família. Na China, desde que forma extintas as comunas populares, após a morte de Mao Tse-Tung, em 1976, houve um significativo aumentos da produtividade. A produção é predominantemente obtida em propriedades muito pequenas (inferiores a um hectare por família) e em condições de trabalho em geral ainda precárias. Devido ao excedente populacional, a modernização da produção agrícola foi substituída pela utilização de enormes contingentes de mão-de-obra. No entanto, em algumas províncias litorâneas, está havendo um processo de modernização, impulsionado pela expansão de propriedades particulares e da capitalização proporcionada pela abertura econômica de 1978. Sua produção é essencialmente voltada para abastecer o mercado interno.

RESUMINDO:
*Pequena/média produtividade;
*Mão-de-obra familiar;
*Alta produtividade:
-Seleção de sementes;
-Fertilizantes;
-Preservação do solo;
-Avanços biotecnológicos.

4 comentários:

  1. Olá Marcos Boher, eu estava lendo o texto acima e percebi que falta uma informção:
    Que(quais) produto(s) são produsidos na agricultura de jardinage?

    ResponderExcluir
  2. affs que pergunta em Bianca!!
    o nome dele é Maros Bohrer
    e o que você pensou em perguntar foi:
    "Quais produtos sao produzidos na agricultura de jardinagem..."
    Melhor que você aprenda a escrever pra nao ficar passando vergonha na net!

    ResponderExcluir
  3. Quais as principais caracteríticas da agricultura de jardinagem?

    ResponderExcluir
  4. iisso é tudo do wikipedia

    ResponderExcluir